Beleza Americana




Beleza Americana (American Beauty)
EUA, 1999, de Sam Mendes. Produzido por Steven Spilberg. Com Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari, Peter Gallagher e Chris Cooper. Cinco Oscars, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator. Três Globos de Ouro: filme, diretor e roteiro original.



"Nunca é muito tarde para voltar atrás" - Lester



.... Olhe bem de perto ....



Beleza americana é o nome de uma rosa cultivada nos Estados Unidos, sem espinhos e sem perfume, e está presente nos jardins, no centro da mesa e nos delírios de Lester, vivido por Kevin Spacey, espetacular. Lester é um homem que abriu mão dos seus desejos para viver uma vida medíocre ao lado de sua mulher Carlyn, Annette Bening, uma tirana enlouquecida que se esforça para manter a fachada de um casamento feliz. Jane é a filha adolescente típica, ignorada pelos pais. Na casa vizinha mora um rapaz apaixonado pela garota, que a filma o tempo todo, vende drogas e está acostumado a viver de aparências para não desagradar o pai, um nazista. No meio de tudo isso, surge a desinibida Angela, colega de escola de Jane, que começa a arrastar uma asa para o pai da amiga. A obsessão pela menina faz com que Lester jogue tudo pro alto, emprego, sua vida certinha, a submissão à mulher. Mais um filme sobre a incapacida de comunicação, mais uma vez o sonho americano é desmascarado. Beleza Americana é um daqueles filmes que vão contra o sistema estabelecido e são premiados com o Oscar, para mostrar o quanto a Academia pode ser liberal. Gosto demais desse filme.

O IMDB me contou: Primeiro filme de Sam Mendes, diretor de teatro, autor de uma peça de muito sucesso, The Blue Room, com Nicole Kidman. Por isso nos créditos finais ele brinca, agradecendo a Dr. Bill e Alice, os personagens vividos por Tom Cruise e Nicole Kidman em De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubrick. Na edição, o diretor cortou cinco minutos de filme, mudando inteiramente o final da história.

O diretor queria Tom Hanks para o papel de Lester. Jeff Daniels também foi lembrado. Sam Mendes é casado com a atriz Kate Winslet.

.

Um comentário:

Renata P. disse...

Eu tenho uma ótima história sobre Beleza Americana. Vi no cinema e na época eu tinha 16 ou 17 anos (o ano era 2000, mas não lembro o mês). Foi um 'divisor de águas', porque antes dele eu nunca tinha visto nada cult, nada clássico, nada independente: só blockbusters. Devo muito a esse filme por ter aberto uma janelinha de possibilidades audivisuais que eu até então desconhecia :)